quarta-feira, 25 de março de 2009

Os companheiros do tempo

Em um tempo não tão distante do agora, em meio a uma ditadura voraz e indesejada, estavam eles. O porta voz, era um homem barbudo de roupas simples. A exigência de tempos melhores para o povo e principalmente para os operários era contestada pelo Estado maior.
Os anos se passaram e o grupo virou partido político, mais conhecido como a oposição. Os laços de amizade cresceram nesse tempo. Agora eram mais que amigos, eram companheiros. Os discursos tomaram outro tom, e os comícios aconteciam em outra casa. Um deles virou presidente e os outros deputados, tesoureiros, conselheiros, como se todos fossem uma linha só, afinal de contas pertenciam a novos tempos e agora tinham voz. E quando tudo parecia navegar por ondas calmas chegou a tempestade, mais conhecida como mensalão.
O grupo de companheiros perdeu os remos e não encontrou nenhum bote salva-vidas naquela tormenta. José Dirceu, o grande amigo do presidente, sabia nadar e logo chegou a terra firme e se salvou. Delúbio Soares ficou ali e afundou, mas foi encontrado instantes depois e sobreviveu. Lula, o presidente que tinha decidido ficar em casa naquele dia, preferiu não se envolver, pois não sabia de nada.
O tempo passou mas ninguém esqueceu, Delúbio não soube nadar, mas não morreu. Ganhou castigo, não podia mais ver os companheiros. Escreveu cartas, pediu desculpas, implorou atenção, mas seus companheiros ignoraram. O que faria agora? Não poderia ele ser expulso de um grupo que criou. Precisava pedir uma última coisa e foi o que fez, era a chance de ser aceito de novo.
Delúbio que era companheiro, virou tesoureiro, não soube nadar, pediu anistia. Os companheiros disseram que iriam pensar, mas isso poderia demorar. Ele resolveu aguardar, tinha certeza que seria perdoado, porque agora aprendeu a nadar.

Crônica jornalística baseada em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u539921.shtml

3 comentários:

Germano Viana Xavier disse...

Interessante exercício de escrita, Jaque. Você está renovando seu arsenal de criatividade. Isso é bom.

Continuo aqui.
Vamos juntos...
Um carinho.

~*Rebeca*~ disse...

Adorei!

Vinicius disse...

mtoo bom o texto..
curti o blog tbm...